MAR

além

AQUI
ALI
QUANDO
PERTO
LONGE
ONDE

Debaixo da LÍNGUA

Casa da Cidadania e da Língua • Coimbra

“Senti a língua portuguesa ganhando forma e pulsando nos lugares por onde passo — nos sons que escuto, nos becos e escadinhas, na companhia dos grandes pensadores da nossa língua. Decifrar cada palavra trouxe a experiência para dentro da Casa da Cidadania e da Língua”. NB

D E B A I X O D A L Í N G U A O Q U E S E F A Z A O Q U E F I C A P O R D I Z E R ?
Apaga-se para sempre ou fica debaixo da língua? - As palavras perdem-se na bruma do silêncio ou entrelaçam-se sob a língua, tecendo redes invisíveis de sentido?

LIVRO COMO SUPORTE ARTÍSTICO

OFICINAS | Flores & Cinzas

No âmbito da exposição internacional Flores & Cinzas – Arar Arquivos, Brotar Livros e Aflorar Mundos, que está em exibição na Casa da Cidadania e da Língua em Coimbra, convidamos-vos a explorar o livro como suporte artístico!

15 de abril | 15h – 17h
Oficina “O Livro como Suporte Artístico”
Com Natasha Barricelli
Transforme livros em objetos de expressão artística, explorando técnicas como colagem, dobras, cortes e costuras para ampliar as suas possibilidades estéticas e narrativas.

SP - ARTE, SÃO PAULO, 2025

Natasha Barricelli deixou-se flertar por uma fotografia ordinária de um arquivo anônimo descartado e disperso: a copa de um ipê-branco. O encontro da artista se deu em um canteiro de compostagem de fotografias acolhidas no espaço do ACHO – Arquivo Cole ao de Histórias Ordinárias, um acervo de fotografias recolhidas do lixo de materiais recicláveis, com o qual a artista trabalhou durante a Residência Editorial ACHO.

  • Compartilhando mundos desconhecidos, lá estava o registro do ipê-branco na vizinhança de um canteiro de alecrins e lavandas, cacos de cerâmicas nos pisos, além de fotografias esparsas de flores que um dia pertenceram a álbuns e acervos de família. Alguns testemunharam triunfos de desejos, celebrações, viagens, amores ou desilusões, memórias de dias felizes ou enlutados. Imagens-memória que atravessaram tempos, guardadas em arquivos pessoais, como dádivas ou contradádivas, até se tornarem esquecimentos.

    Fabiana Bruno

Para adquirir o seu exemplar, acesse:
https://fotoeditorial.com/produto/copa/

Fotolivrobjeto COPA

FESTIVAL DE FOTOGRAFIA DE TIRADENTES, MG, 2025

ARAR arquivos,
COLHER imagens,
AFLORAR mundos
e OFERECER novas paisagens.

Fotolivrobjeto COPA

Anterior
Anterior

05 : CORPINHOS