DESC

artes

É preciso criar novos sentidos e construir novos valores com a Arte para a redução do descarte e um produzir, consumir e viver sustentável.

d e  a r t e

u m   p r o j e t o

Um projeto desenvolvido em parceria
com organizações da sociedade civil
para a produção e realização
de Oficinas de transmutação de peças
de descarte industrial, comercial
ou doméstico em  mercadoria de valor
por meio da Arte. 

R E C U P E R A R

dar uma
nova vida
a pequenas
avarias

pequenos defeitos,
grandes feitos Refeitos
pelas mãos cheias
de vidas.

artes

DESC

e s t e   p r o j e t o

surgiu do desafio do reaproveitamento e da reutilização do material descartado na produção de peças

inspirar

r e s s i g n i f i c a r

  • Eixos da Proposta pedagógica: 
    Experiência artística em ateliê
    Expressão criativa
    Repertório visual
    Poética pessoal

    Conhecimentos da Arte: técnicas, materialidade, processo criativo, elementos da linguagem e visualidade (estéticas e culturais)

    Encontro com convidados

    Desenvolvimento estético, cultural e social (acolhida e escuta ativa) 

    Formação multiplicadores

  • A inspiração na idealização
    das Oficinas veio da técnica japonesa kintsugi de reparação de cerâmicas quebradas, em que rachaduras não são ocultadas, mas ressignificadas, valorizando suas marcase garantindo-lhes perenidade

  • Boa parte dos materiais utilizados durante as Oficinas são provenientes do descarte industrial, comercial e doméstico, tais como peças de cerâmica, adesivos e pó de tinta para cerâmica, entre outros, obtidos por meio de parcerias e apoios ao projeto DESCARTES

  • DESCARTES
    está alinhado à Agenda 2030
    da ONU e contribui de forma direta aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

A geração de renda na perspectiva da inclusão social se dá por meio da venda dos produtos  transmutados nas Oficinas e da bolsa auxílio.

a ç õ e s

c o l e t i v a s

as

OFICINAS

atendem grupos
de pessoas em processo
de formação artística
e têm os objetivos:

redução do desperdício
criação de novos sentidos e valores
difusão da arte
inclusão social
produzir, consumir e viver sustentável
redução do descarte
geração de renda

INSTITUTO NUA - GRUPO COLO DE VÓ

  • NUA, é uma organização da sociedade civil comprometida com o desenvolvimento comunitario, situada no bairro de Vila Nova Uniao , uma regiao periferica da ciddae de São Paulo. Fundado por Hermes de Sousa, o Instituto se destaca como  uma  Ecoversidade LIvre reconhecida Internacionalmente, oferecendo uma proposta de educação autodirigida que valoriza a inteligencia periferica, a sabedoria ancestral das avós e os conhecimentos práticos cotidianos. A missão do NUA é co-criar e colaborar em projetos inovadores que ativem redes para o desenvolvimento social, economico e sustentavel em territorios perifericos.

  • é formado por moradoras da comunidade do Jardim Pantanal, Vila Nova União, e fundado pelo empreendedor social Hermes de Sousa.

Transformar com a Arte, por meio do processo criativo de recuperação do descarte, é também valorizar as manifestações e expressões culturais locais e garantir identidades, memórias e a diversidade.

+

parcerias

Encontros com:
Desenvolvimento estético Oficina com Bruno Oliveira – JAMAC, Jardim Miriam Arte Clube.

  • é um espaço cultural localizado na zona sul de São Paulo, criado em 2004 pela artista Monica Nador e gerido coletivamente por um grupo de artistas e educadores. O principal objetivo do JAMAC é desenvolver processos formativos que promovam encontros entre arte e vida, estetica e politica. O espaço oferece atividades como oficinas, exibiçoes, rodas de conversa e aulas abertas, sempre com foco na diversidade, na formação para a cidadania, no direito á cidade e na preservação da memoria. 

Resultado da parceria entre o Jardim Miriam Arte Clube (JAMAC), o Projeto Descartes e o grupo Colo de Vó/Instituto Nova União da Arte, o projeto Aprender Algo Novo apresenta uma publicação e uma coleção de porcelanas com estampas desenvolvidas em oficinas. As artesãs do grupo Colo de Vó aplicaram essas estampas em xícaras, pratos e outros utensílios domésticos, todos feitos a partir do reaproveitamento de refugos de fábricas de porcelana

+

parcerias

Desenvolvimento estético Oficina com Mari Carlin.

A artista deu uma oficina com sobras de decalques de produções autorais passadas e montamos um painel de azulejos , também de reaproveitamento,  localizado na entrada do prédio da Unidiversidade da Quebrada.

C R É D I T O S

Idealizadora e Coordenação Geral: Natasha Barricelli
Parceiros: Fábrica Teixeira, Instituto Nua – Nova União Pela Arte, Hermes de Sousa e Grupo Colo de Vó, Denise Bonassi.
Apoiadores: Helena Kavaliunas; Bruno Oliveira; Mari Carlin, Mônica Kondziolková, Rachel Hoshino,Elcio Lima, Carmem Vilano Almeida entre outros que nos ajudam no decorrer do projeto.

O  P R O J E T O 

idealizado pela artista Natasha Barricelli em parceria com o Instituto Nova Uniao da Arte (NUA) e o grupo colo de Vó, teve inicio em agosto de 2022. Este projeto nasceu da inquietação, frente ao grande volume de material descartado durante  a fabricação de peças de porcelana e, sobretudo, do desfio de significados ás praticas de produçao e consumo por meio da arte. Com foco especial em comunidades em situação de vulnerabilidade social, o projeto promove oficinas que combinam formação e experiencia artistica.Nessas oficinas, a criatividade é despertada atraves da transformação de peças de porcelana descartadas, e os participantes encontram espaço de acolhida e escuta ativa, utilizando a arte como ferramenta social e geração de renda

Anterior
Anterior

02 : PONTO ZERO

Próximo
Próximo

04 : HABITANTES